Descubra como acionar as alavancas de crescimento do seu negócio
Apesar do nome parecer algo mais focado para startups e empresas de tecnologia, Growth Hacking nada mais é do que a combinação de trabalho duro com monitoramento de indicadores para a aumentar sua visibilidade e o número de clientes, através de formas inovadoras, com o menor investimento possível, no menor espaço de tempo.
Há mais de 20 anos trabalhando na área de tecnologia, comunicação e marketing, Vânia Monteiro viu o setor de growth ganhar um impulso muito grande com a pandemia. “As empresas precisaram se adaptar muito rápido ao meio online e, no growth, é assim: um ajuste simples, pode gerar um impacto gigante. Desde pequenos negócios até empresas de atuação multinacional começaram a usar as técnicas para escalar seus negócios e gerar mais vendas. Mesmo na crise, alguns de nossos clientes aumentaram o faturamento e a visibilidade”, explica ela.
Não importa se você é um varejista multicanais, tem uma marca mundial ou uma pequena empresa local, as técnicas de growth geram resultados para todo tipo de negócio. O objetivo é o crescimento acelerado e, para isso, é preciso gerar insights, criar relatórios e definir processos que serão aplicados pela empresa. Mas ela já adianta: os hakings não são uma ciência exata. “Estamos ajudando muitos empresários a obter crescimento escalável em curto período, mas todo projeto passa por três etapas – identificar, testar e avaliar, repetir ou modificar para escalar”.
Vânia reforça ainda o poder do e-mail. “Uma das armas secretas que utilizamos nesta escala é o e-mail marketing. Mais de 91% dos consumidores verificam os e-mails pelo menos uma vez por dia. Não é um método invasivo e, a partir dele, geramos conversas em outros canais ou links direto para e-commerce. E ainda têm empresas que nem capturam o e-mail. Peça um endereço de e-mail em todos os lugares em que você interage com seu público e, a partir dele, faça campanhas direcionadas para público semelhante, crie automação e deixe o sistema trabalhar por você a nutrição do lead até a venda. O retorno é garantido, mas o trabalho é árduo”, enfatiza.
Mas antes de iniciar um processo de growth a orientação é estruturar o negócio. “Suportar um crescimento acelerado sem prejudicar seu negócio requer processos bem definidos e uma equipe bem alinhada para manter o padrão de qualidade no aumento de demandas. Não precisa sair contratando, mas é preciso entender e saber a produtividade da atual equipe para que o crescimento não se torne uma frustração com demora na resposta ao cliente ou dificuldade na entrega dos serviços”.
Para exemplificar ela fala sobre o trabalho desenvolvido para uma empresa de cosméticos que resultou em um aumento de mais de 500% em impressões na web e 521% na taxa de cliques, apenas através de ações de performance por meio de SEO e e-mail marketing. O volume de contato para a área comercial duplicou e as interações no Instagram cresceram 360%. Tudo isso em apenas 60 dias de trabalho.
Outro cliente, na área odontológica, viu seu resultado crescer mais de 1584% em seis meses. Em maio a empresa tinha uma média de 414 cliques e 26,9mil impressões na web. Em novembro o número era de 6550 cliques e mais de 453mil impressões por mês. O resultado foi obtido ao mapear as estratégias dos concorrentes, analisar os dados do Google Analytics e Search Console, unificar a base de dados dos clientes, ações de e-mail marketing, otimização de landingpages, vídeos no Youtube e perfil no Google Meu Negócio.
As técnicas apresentadas nos dois cases são apenas algumas dos mais de 20 hacks de crescimento utilizados pela Growth Mentoring, empresa fundada por Vânia Monteiro. “A otimização de sites feita teve foco em posicionamento da busca orgânica do Google, conteúdo de valor e relacionamento. “Técnicas de SEO são a principal forma para que uma empresa apareça na primeira página do Google sem pagar por clique, já um site com foco no cliente, conteúdo de valor e adaptado para todos os dispositivos aumenta a conversão”, reforça Vânia.
Para saber como se beneficiar das técnicas de Growth Hacking para impulsionar o seu negócio, converse um consultor.