Você sabe o que é Google Analytics? Já possui o Universal Analytics instalado em seu site? Sabe porque migrar para o GA4 é fundamental para quem tem um site e faz anúncios online?
Vou tentar traduzir tudo isso de uma forma bem simples.
O que é o Google Analytics
É uma ferramenta gratuita do Google que mointora o tráfego do seu site, loja virtual, blog ou aplicativo.
Ao ser instalado no seu site, ele coleta e gerencia dados de visitantes, páginas, engajamento e cliques.
Quando bem configurado, entrega gráficos e relatórios completos para uma análise e tomada de decisões muito mais assertiva.
Se integrado ao Google ADS e Search Console, as informações ficam ainda mais completas e é possível fazer otimizações que tenham como objetivo principal, gerar mais conversões e vendas.
Assim como outros programas e plataformas, o Google Analytics se modernizou e, em 2020, lançou o GA4. Nestes últimos anos as empresas já puderam se adaptar, mas ainda tem muita gente que, infelizmente, nem sabe por onde começar ou por qual motivo deve fazer uso dessa ferramenta.
O problema é que o Google entrou em contagem regressiva e logo, quem não se adaptou, vai deixar de ter dados. Para facilitar o entendimento, vou te contar a história do João. Leia e inspire-se para mudar hoje mesmo para o GA4!
Universal Analytics UA x GA4
Era uma vez um empresário chamado João, que possuía um site e investia em anúncios para impulsionar seu negócio. Um belo dia, João recebeu um e-mail do Google, informando uma grande mudança que afetaria diretamente sua estratégia de marketing digital. Intrigado, João abriu o e-mail e descobriu que a partir de 1º de julho de 2023, as propriedades padrão do Universal Analytics não processariam mais dados. Ele percebeu que precisava agir rapidamente.
Você também recebeu e-mails do Google como o João? Então, se prepare, pois a adaptação ao Google Analytics 4 é fundamental para garantir o sucesso no mundo digital.
Vamos seguir juntos para ver como essa história continua?
Após ler o e-mail, João se deu conta de que, embora pudesse continuar visualizando seus relatórios do Universal Analytics por algum tempo após 1º de julho de 2023, os novos dados captados só seriam transmitidos para as propriedades do Google Analytics 4. Isso significava que ele precisava migrar o mais rápido possível para não perder informações cruciais para sua estratégia digital.
João aprendeu que os dados no GA4 não são retroativos, ou seja, não serão aplicados aos dados anteriores à migração. Ele entendeu que cada dia perdido seria um dia sem dados valiosos, comprometendo sua capacidade de tomar decisões baseadas em informações precisas.
Consciente dos riscos, João decidiu agir imediatamente. Ele sabia que quanto mais cedo ele se adaptasse ao GA4, mais cedo ele teria acesso a dados atualizados e relevantes. Isso permitiria que ele otimizasse suas campanhas, entendesse melhor seu público-alvo e obtivesse uma vantagem competitiva no mercado digital.
João percebeu que a transição para o GA4 era mais do que uma mera adaptação técnica; era uma oportunidade de aprimorar sua performance digital. Com recursos avançados e insights mais profundos, ele poderia segmentar seu público de forma mais eficaz, ajustar suas estratégias com base em dados confiáveis e alcançar resultados significativos.
Caro leitor, assim como João, você também recebeu o e-mail do Google, e agora está ciente das mudanças iminentes. Não deixe essa informação valiosa passar despercebida. Adapte-se ao GA4 o quanto antes, para não perder tempo nem dados cruciais para o seu sucesso digital.
João, inspirado pela mensagem do e-mail, agiu rapidamente. Ligou para a Growth Mentoring que atualizou seu site para o GA4. João ficou maravilhado com os novos gráficos e dados que agora ele tem acesso para performar melhor no digital.
E aí, você quer fazer como o João e contratar a Growth Mentoring ou quer colocar a mão na massa? Aqui tem um vídeo com o passo a passo para você migrar do UA para o GA4. Se gostou e conseguiu fazer essa parte, chama no WhatsApp e confere a segunda aula que mostra como configurar corretamente e conectar suas outras contas para ter dados ainda mais estratégicos.
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