Marketing de Conteúdo como forma de captar leads

Growth Hacking marketing de conteúdo - vânia monteiro

Toda estratégia de marketing de conteúdo deve estar linkada a geração de leads. Fazer com que as pessoas façam download. Entregar alguma oferta, alguma coisa gratuita que desperte o interesse desse público em deixar seu contato. E isso serve para todo tipo de e-commerce. De produtos de beleza à agricultura, de vestuário a alimentos. “Associe ao tema conteúdos que possam ser interessantes para o público definido. Explique o processo, crie webnários, disponibilize infográficos ou dicas, tenha vídeos explicativos ou receitinhas práticas. Temos uma infinidade de opções, o importante é ter material de valor que fazem as pessoas deixarem pelo menos o nome e e-mail para poder acessar esse conteúdo”, orienta Vânia Monteiro.

Outra forma de fazer marketing de conteúdo é o trabalho nas redes sociais, os vídeos de canais do YouTube e as newsletter informativas. As news é para quem já tem uma base e já pode trabalhar com uma estratégia de conteúdo via e-mail para se comunicar com essas pessoas “É importantíssima essa estratégia, pois é o que vai aquecer o lead. É onde conseguimos ir gerando valor. Quando você tem um funil bem definido e um fluxo de automação criado pensando na jornada do cliente, as chances de você converter são muito maiores. “Quais as chances de você conhecer uma pessoa hoje e casar amanhã? Poucas, pra não dizer nenhuma. Agora você sai para jantar, leva ao cinema, evolui na conversa e, quando a pessoa já estiver preparada, você faz o pedido de casamento. Dê tempo do cliente te conhecer, saber tudo que você oferece, comprar uma vez e ir aumentando seu ticket, seu volume de compras”.

Quem já tem um blog, quem já produz material/artigos, deve então começar a utilizar estratégias para criar todo o envolvimento do público que está visualizando o material. Aqui nós temos inclusive três definições de tipos de conteúdo para blogs.

Marketing de conteúdo: O que postar?

2.1. TOFU: Conteúdo de topo de funil

Conhecidos como conteúdos topo de funil são conteúdos que são mais conceituais. Aqui vamos trazer mais um cliente, a OdontoBusca. Uma plataforma de conexão dentista-paciente. O objetivo dela é atrair dois perfis, o dentista e o paciente. No caso do perfil paciente, o conteúdo é focado em mostrar a importância de visitar o dentista, o que é lente de contato bucal, o que é limpeza e clareamento dental e todos conteúdos de tipo mais genérico que não respondem necessariamente a um problema.

2.2. MOFU: Conteúdo de meio de funil

Já o conteúdo de meio de funil responde a um problema. A pessoa já tá a procura. Já percebemos que ela quer fazer clareamento ou limpeza dental, então o conteúdo deve responder a questionamentos para tentar resolver essa dúvida e fazer o lead agir. Neste caso, o conteúdo responderia algo como quais as vantagens de fazer a limpeza dental? Quantas limpezas nos dentes posso fazer por ano? Qual o melhor procedimento para clarear os meus dentes? 

Este tipo de material é fundamental nas estratégias de automação de marketing e nutrição de leads. 

2.3. BOFU: Conteúdo de fundo de funil

O fundo de funil já é considerado o produto/solução. Entra até a comparação com o concorrente mesmo. No caso OdontoBusca, podemos trabalhar assuntos como. Porque agendar seu dentista por uma plataforma? Agendar online ou por telefone? Como escolher o melhor dentista. Dentistas que atendem ao plano odontológico, enfim, buscar resolver o problema, a dor.  Se a empresa tem algum concorrente, aqui pode até comparar um produto/serviço com outro. 

A produção de conteúdo é fundamental em qualquer estratégia digital, isso porque as pessoas estão pesquisando cada vez mais por produtos e serviços nas plataformas de busca como o Google, além das redes sociais. Com uma estratégia bem definida é possível aumentar muito suas chances de gerar bons negócios. Dados mostram que apenas 3% das pessoas que visitam seu site pela primeira vez estão prontas para comprar, dessa forma, os três tipos de conteúdos apresentados têm papel específico em cada etapa do processo de vendas.

Um apoio para a construção de um planejamento de conteúdo para todo processo pode ser o caminho mais fácil para sua empresa melhorar seu processo de vendas. Conte com uma equipe de especialistas para avaliar se suas ferramentas estão sendo utilizadas de maneira correta e o conteúdo está desenvolvido para atender sua persona. Converse com um de nossos consultores.

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